Peter Rundel direcção musical
Christina Daletska soprano
Anton Webern Duas canções, op.8; Quatro canções, op.13; Cinco peças para orquestra, op.10; Seis canções, op.14; Cinco canções sacras, op.15
2ª Parte
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
Baldur Brönnimann direcção musical
Anton Webern Variações para orquestra, op.30; Im Sommerwind; Passacaglia, op.1
Mais de metade da produção musical de Webern são canções, escritas ao longo de grande parte da sua vida criativa. A aclamada soprano ucraniana Christina Daletska interpreta neste concerto vários conjuntos de canções que são exemplares da linguagem que o compositor vienense desenvolveu durante e após o período em que estudou com Schoenberg – melodias expressivas e atonais, suportadas por orquestrações imaginativas desenhando uma estética que fez ressoar a sua influência através de muitos dos compositores mais relevantes do século XX. Miniaturas que, tal como as Cinco peças para orquestra, se tornaram paradigmáticas na música de Webern – “um romance num único gesto, júbilo num único suspiro”, nas palavras de Schoenberg. A segunda parte deste concerto dá-nos a ouvir uma outra dimensão criativa do compositor: as obras mais extensas de um criador de objectos compactos e profundos. As Variações para orquestra, op.30 foram uma das suas derradeiras criações e a única obra dodecafónica para grande orquestra, e abrem um programa sinfónico que inclui duas obras de juventude com raízes no Romantismo tardio: a famosa Passacaglia e o idílio para orquestra Im Sommerwind, obra descoberta já após a morte do compositor.